A Mercedes-Benz, apresentou nesta quarta-feira, 17, o novo GLA, crossover de porte compacto que será atração no Salão do Automóvel de Xangai, a partir do dia 20 na China, porém, ainda em formato conceitual. A versão de produção do carro deverá estrear no Salão de Frankfurt, que acontece em setembro na Suíça, estreando no mercado no ano que vem. A novidade, o terceiro modelo da linha Classe A, poderá ganhar produção nacional, junto com o hatch.
O novo Mercedes-Benz GLA Concept exibe linhas bastante modernas e robustas, que devem mudar pouco na versão que chegará às ruas, a não ser pelo desenho interno dos faróis e pelas rodas, de 20 polegadas. O interior, que traz detalhes que lembra o Classe A, também deverá receber mudança, perdendo os quatro lugares individuais, para dar lugar a bancos mais convencionais e o traseiro com espaço para três pessoas.
Nas medidas, o automóvel se mostra um pouco maior que o dois-volumes. São 4,38 metros de comprimento, 1,97 m de largura e 1,57 m de altura. De entre-eixos, são 2,69 m, ou seja, o espaço interno do crossover deverá ser equivalente ao do Mercedes Classe A convencional. Com isso, o modelo se tornará o menor modelo da linha de utilitários-esportivos da montadora alemã, posto ocupado hoje pelo GLK.
A mecânica do GLA é a mesma do Classe A 250, ou seja, um motor 2.0 litros turbo de 215 cv e tração integral.